Se um banco de dados couber quase totalmente na memória principal, então o modo mais rápido de realizar consultas nela é usar índices hash. O InnoDB tem um mecanismo automatico que monitora as buscas em índices feitas nso índices definidos na tabela e, se o InnoDB notar que as consultas podiam ser beneficiadas da construçã de índices hash, tal índice é automaticamente construído.
Mas note que um índice hash é sempre construído com base em um índice de árvore-B existente na tabela. O InnoDB pode construir um índice hash em um prefixo de qualquer tamanho da chave definida pela árvore-B, dependendo de que padrão de busca o InnoDB observa em índices de árvore-B. Um índice hash pode ser parcial: não é exigido que todo o índice seja armazenado na área de buffer. O InnoDB contruirá índices hash por demanda naquelas páginas de índice que são frequentemente acessadas.
Deste forma, Através do mecanismo de índice hash adptativo o InnoDB se adapta a uma memória principal ampla, aporoximando-se da arquitetura dos bancos de dados de memória principal.
This is a translation of the MySQL Reference Manual that can be found at dev.mysql.com. The original Reference Manual is in English, and this translation is not necessarily as up to date as the English version.